OPINIÃO: A LIGAÇÃO ESPETACULAR DO PREFEITO DE SÃO JOÃO DEL-REI COM O CLUBE ATLÉTICO MINEIRO

Por Arthur Raposo Gomes *

Já aconteceu mais de uma vez: dias antes do confronto entre o Athletic Club, de São João del-Rei, e o Clube Atlético Mineiro (CAM), surge um vídeo do chefe do Poder Executivo são-joanense, Nivaldo Andrade, provocando o time adversário e, em especial, o atacante Hulk.

Em 2024, o episódio já foi assunto do próprio AlternaFut. No entanto, ataque com o mesmo alvo foi feito também em 2023, quando o prefeito, durante um de seus comunicados audiovisuais semanais, gritou: “Hulk, você já jogou. Mas hoje você tá uma merd*. Não vale nada!”

Nos dois anos, a repercussão foi semelhante. Páginas e portais de notícias de grande expressão midiática publicaram matérias sobre os insultos e xingamentos, que também foram tema de programas televisivos especializados.

Com os campos da mídia e da política cada vez mais interligados, o que Nivaldo parece buscar, utilizando do meio desportivo, é ampliar a projeção do próprio nome e da própria imagem – todas as declarações polêmicas não foram dadas em entrevistas coletivas e “não-controladas”, mas, sim, em vídeos compartilhados por meio das mídias sociais.

O fenômeno da espetacularização envolve questões do universo midiático, tais como a criação de um enredo, que contém personagens e até “vilões” e “mocinhos”; fatos que surpreendem o público expectador justamente pela quebra de regularidade e até um viés ligado ao entretenimento.

Os vídeos do chefe do Executivo são-joanense sobre o jogador alcançam milhares de visualizações, seu nome é citado em matérias jornalísticas diversas e comentários de apoio ou reprovação são incontáveis. Ou seja, sob a óptica especializada da Comunicação Política, trata-se de um caso de espetacularização que teve resultados na imprensa e nas redes.

Trabalhando a imagem de “homem simples do povo”, Nivaldo ainda reside em Tiradentes, cidade que já administrou antes de ser prefeito de São João del-Rei. Apresentando-se como cruzeirense, mas também torcedor do Athletic, o prefeito parece ter encontrado no Galo uma direção para pavimentar as vias da reta final desse quinto mandato no comando do Poder Executivo são-joanense.

Se estamos presenciando o “último show” da trajetória política de Nivaldo, ainda não sabemos.

Aguardemos o passar dos dias…


Imagem de destaque: Reprodução – Rede Social

* Jornalista e publicitário, trabalha como professor universitário e diretor de comunicação. É mestre e doutorando em Comunicação, realizando pesquisas ligadas a Comunicação Política e Eleitoral.

Os textos de opinião publicados no AlternaFut não representam, necessariamente, o posicionamento do portal, sendo de responsabilidades dos seus autores.

Deixe um comentário